História da Paróquia

Ata de Criação e Instalação da Paróquia Nossa Senhora das Graças e posse de seu Primeiro Pároco.
Às 19:30 hs do dia 19 de Março de 2004, sexta-feira, solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja Universal, foi criada e instalada esta Paróquia de Nossa Senhora das Graças na cidade de Mogi Guaçu. Nesta mesma ocasião foi empossado seu primeiro pároco, o Padre Mansueto Rodrigues de Almeida.
A Cerimônia foi aguardada com imensa expectativa pelos fiéis que, em grande número, lotaram o pátio e a igreja São José, Jardim Novo II, para celebrar este excelso evento.
Por volta das 19:30 hs iniciou-se a solenidade Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano de São João da Boa Vista, Dom David Dias Pimentel. Estavam presentes: o Padre Nilzo Pereira Cardoso, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (de onde esta paróquia está sendo desmembrada), o Padre Paulo Henrique dos Santos, Chanceler do Bispado, outros Padres de Mogi Guaçu e de demais cidades da Diocese, 3 Diáconos, 21 Seminaristas, Autoridades do Município e uma boa porção do povo de Deus.
Após a saudação inicial, o Bispo ordenou que fossem lidas, para o conhecimento dos fiéis o Decreto de Criação da Paróquia, a Provisão de Nomeação do Pe. Mansueto Rodrigues de Almeida, do Clero Diocesano, como seu “primeiro pároco”. A seguir, procedeu-se a tomada de posse e o novo pároco fez a Profissão de Fé.
Acompanhado pelo  Sr.Bispo, o pároco recebeu, efetivamente seu ministério paroquial com a imposição dos paramentos sacerdotais e a entrega do livro dos Evangelhos para ser por ele proclamado.
Terminada a homilia do Sr. Bispo, o novo pároco foi interrogado  e manifestou sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que está sendo colocada sob seus cuidados. Renovou os propósitos assumidos no dia de sua ordenação e, ajoelhado diante do  Sr. Bispo, prometeu respeito e obediência a ele e a seus sucessores. Em seguida, acompanhado do Sr. Bispo, o Pe. Mansueto recebeu a missão tríplice de governar, santificar e ensinar, simbolizada na entrega das chaves da Igreja (símbolo da Igreja Viva), numa breve visita de adoração ao Santíssimo Sacramento, na entrega dos instrumentos para o Batismo e do confessionário.
Após o juramento de fidelidade, o Sr. Bispo entregou a presidência da celebração ao novo pároco, que presidiu até a oração depois da comunhão. Os cantos foram animados pela Comunidade de São João Batista.
Em seguida, o Pe. Mansueto dirigiu palavras de amor, incentivo e agradecimento a seus paroquianos, também agradeceu a Dom David pela criação da Paróquia e ao Pe. Nilzo todo o trabalho realizado até este momento. Após as palavras do pároco foi lida esta Ata.
A solene celebração encerrou-se por volta das 21:15 hs, com a benção do Sr. Bispo. Terminada a Missa os fiéis saudaram seu novo pároco e, para constar, foi lavrada esta Ata que foi devidamente assinada por sua Excelência Reverendíssima Dom David Dias Pimentel, pelo novo pároco  e por outras testemunhas presentes no ato. Mesmo com a generosa chuva que caia, o entusiasmo e alegria de todos não foi diminuída e esta festiva data ficará gravada nos corações de todos nós.